sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Filhos??? Sim ou não???

Bem,

Quem me conhece, sabe que não estava nos meus planos ter filhos muito cedo, ou pelo menos, não era um dos meus objectivos imediatos, até nascer o Gustavo.

Aos 20 e poucos anos, com um namoro sólido, aí sim, achava que aquele primeiro amor iria ser o pai dos meus filhos, e aí dizia que gostava de ter 3 ou mais, incrível não?!!

O tempo foi passando, e passando... outras pessoas passaram pela minha vida, e a possibilidade de ter filhos estava longe de ser um dos meus projectos de vida. E porquê??? Talvez porque, aquela vida de noitadas e jantaradas, sem compromissos, sem horários faziam mais sentido naquela altura, puder dormir até às 13h da tarde, puder atender ou não atender o telefone consoante a vontade, estar acordada pela madrugada fora sem ter o compromisso de no dia seguinte ter que acordar cedo. Passar horas a fio no shopping a escolher roupa para mim, e passar horas a fio a arranjar-me para mais uma noitada com as amigas. Férias tranquilas, bronze no seu expoente máximo, aspecto saudável. Teatro, concertos, tanta coisa..

Isto era uma vida chata, isso sim...

A uns dias de completar 37 anos, descobri que estava grávida do Gustavo, pois, e agora???!!

Nasceu, o ser mais maravilhoso do mundo e de todo o universo, que consegue testar o meu limite da paciência, mas no fundo, é tudo aquilo que sempre desejei, e que torna o meu mundo mais feliz e colorido.

E pergunto, o que fazia na minha vida com algum sentido antes de ter o Gustavo???? NADA... 

Todas as etapas da vida são uma aprendizagem, mas com o nascimento do Gustavo (nada fácil), passei a perceber o que é o verdadeiro AMOR, ninguém no mundo nos dá esse amor, é um sentimento tão puro e tão grande, que nem o sei definir.

Só quem é mãe, compreende estas coisas, deixei de ter tempo para mim, as tais horas infindáveis a fazer isto ou aquilo, sem preocupação, aquela máxima de dormir até mais não, passar horas a fio ao telefone com alguém sem ser interrompido, os banhos demorados, os armários a abarrotar de roupa que muitas vezes, ainda nem tinha sido usada, aqueles jantares com amigas e noitadas. A minha independência! Tudo isso desapareceu, é verdade! Na verdade tudo aquilo que perdi, vale a pena, acreditem! Pelo contrário ganhei!

Passei a ser mulher, passei a ser mãe! Comecei a importar-me com as horas a que me deito, com as roupas e sapatos que o Gustavo veste, com o simples facto de fechar o meu escritório mais cedo, não para beber um copo ao final da tarde, mas para ir buscar o meu filho à escola, ter de fazer o jantar cedo, limpar a casa. Passei a ser mais cautelosa na condução, e a ter medo quando vou no lugar do pendura. Um filho torna-nos mais responsáveis!

Aquele sorriso tímido quando o vou buscar à escola, aquele ar triste de quando o deixo, e me diz: "tens que ir para o escritório?", vale por tudo, fico o dia todo a olhar para o relógio na espera de chegar a hora para o ir buscar novamente. É verdade, muitas vezes, tira-me do sério, aquelas birras, o facto de querer ser tão independente ainda com os seus quase 3 anos, querer fazer valer as suas vontades, e muitas das vezes eu desejar que a escola estivesse aberta ao fim-de-semana, tudo não passa de desabafos, de stresses diários de todas as mães, é o que me conforta quando troco impressões com amigas que também são mães.

Quando fica doente, a mãe doente fica, de preocupação, de angústia, se pudéssemos trocávamos de lugar com eles, não é?

TER FILHOS COMPENSA E MUITO...

Quando nos estende a mão, quando pede colo, quando faz um mimo na nossa cara, aquele mimo que nos faz falta, quando estamos esgotadas! Aquele amor sincero que nunca conheci na minha vida, quando me diz: "Mãe gosto muito de ti!" é tão puro, tão verdadeiro, é tão bonito. Ninguém no mundo consegue amar tanto como se ama um filho.

Só com amor se consegue educar, ainda que muitas vezes sejamos rígidos com eles, porque temos que ser, até mesmo, quando lhes dá-mos uma palmada, e no momento a seguir nos arrependemos, mas a vida é assim...

Aquele abraço apertado, que muitas das vezes, ninguém percebe que precisamos, mas as crianças sentem e dão, e aqueles beijinhos pequeninos, tão bom mesmo.

Tenham muitos filhos isso sim, os filhos enchem uma casa.

GU A MÃE GOSTA DE TI ATÉ À LUA! NUNCA TE ABANDONA ESTEJAS ONDE ESTIVERES! Estas são sempre as minhas palavras todos os dias...

Os tais 2, 3 filhos... quem sabe um dia! 

Se são felizes a 2, e se amam enquanto casal apostem na vossa felicidade, apostem no melhor de vós, nos filhos, e sejam realmente felizes a 3, 4 ou 5.

Os filhos tornam-nos melhores pessoas, ajudam-nos a crescer. A maior parte das vezes ensinam o homem/pai a ter orgulho na mulher/mãe, e a dar-lhe o respectivo valor, ao fim ao cabo é Mãe daquilo que é o melhor dele próprio, no seu estado mais puro.

Beijinhos da Su



  


Sem comentários:

Enviar um comentário