segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Conjuntivite

Cá por casa, estamos "em modo de conjuntivite", há quase 15 dias.

Depois da virose, apareceu uma conjuntivite no olho esquerdo do Gustavo, começou por estar vidrado e vermelho, ao mesmo tempo lacrimejante, o olho semi-aberto, comecei por colocar o Clorocil, mas ao fim de uns dias tornou-se insuficiente. Recorri ao Centro Materno Infantil do Norte (onde o Gustavo nasceu), pelo facto da simples conjuntivite ter agravado, e os sintomas descritos, passaram a ser acompanhados por lágrimas com sangue- Foi detectado o bicho: "celulite orbitral".

Celulite????!!! Pensam vocês, nos olhos??? Sim, também achei estranho o nome, mas é assim, recorri ao Dr. Google para perceber o que era:

CELULITE ORBITAL

Celulite orbital (celulite pós-septal) é a infecção que afeta o tecido dentro da órbita e em volta e atrás do olho.
  • A infecção pode se alastrar para a órbita a partir das origens como os seios da face em volta do nariz.
  • Os sintomas incluem dor, inchaço, olho vermelho, febre, um olho saliente, limitação da visão, e limitação dos movimentos dos olhos.
  • Normalmente é realizada uma tomografia computadorizada ou imagem por ressonância magnética.
  • A pessoa é internada no hospital e recebe antibióticos pela veia.
Quase sempre a celulite orbital tem como causa uma infecção que se alastrou para a órbita vindo dos seios em volta do nariz (seios nasais), mas também pode se originar de uma infecção dos dentes ou da corrente sanguínea. Uma mordida de animal ou picada de inseto, ou alguma outra ferida também pode disseminar uma infecção e levar à celulite orbital.
Sem tratamento adequado, a celulite orbital pode provocar cegueira. A infecção pode se estender até o cérebro e a medula espinhal ou podem se formar coágulos de sangue que se espalham pelas veias em volta do olho, chegando até uma veia grande que se encontra na base do cérebro (seio cavernoso), provocando uma doença séria chamada trombose do seio cavernoso ( Trombose do seio cavernoso).

Sintomas

Os sintomas incluem dor, olho saliente (proptose), olhos vermelhos, limitação do movimento dos olhos, visão dupla, dor ao mover os olhos, pálpebras inchadas e febre. O globo ocular fica inchado. A visão pode ficar comprometida.

Detectado o bichinho e a fazer antibiótico, há 9 dias, gotas nos olhos, não está a ser fácil. O Gustavo continua sem ir à escola, o único sintoma que mantém é o olho semi-aberto. Amanhã termina o antibiótico, espero que tão cedo não apareçam mais destas novidades, 2 semanas em casa ninguém aguenta, fica indisciplinado, quando ralhamos diz: sou pequenino, ou estou doente.  
  

Como se tudo isto não bastasse... Imaginem...

No sábado, acordei com os olhos, sim os olhos, logo dois, a arder, muito vermelhos, a lacrimejar, e pensei: ÓOOHHH NÃO!! Socorro, não pode ser!!! Mas sim era mesmo, tenho conjuntivite nos 2 olhos. Ok as mães tomem as dores dos filhos!! Mas logo nos 2 olhos????!!! Não pode ser! Gotas e gotas, já passaram 2 dias, e enquanto escrevo no blog, estou basicamente a chorar!! 

O que é a conjuntivite afinal???? 

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (o branco dos olhos). Os primeiros sinais e sintomas são a vermelhidão na parte branca dos olhos, o prurido ou "comichão", o lacrimejo, a sensibilidade à luz, entre outros que podem variar de acordo com a conjuntivite presente

Habitualmente, a conjuntivite dura de uma semana a 15 dias, podendo o tempo de duração variar de acordo com o tipo de conjuntivite presente e não costuma deixar sequelas. Pode ser aguda ou crónica e afetar apenas um olho (esquerdo ou direito) ou os dois, geralmente, afeta os dois (bilateral).

Bem, depois disto tudo o que virá a seguir?????? SOCORRO... Tenho que trabalhar Gustavo...

Beijinhos da Su

Sem comentários:

Enviar um comentário