quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Disciplina ou Não?!!!

Quem tem filhos pequenos em casa sabe o quanto é difícil educar. É difícil MESMO! Por vezes achamos que somos duros demais, outras permissivos demais. Muitas vezes cedemos porque não queremos entrar em guerra com os mais pequenos, e acabamos por ter um problema muito maior para resolver depois. 

GRITAM, CHORAM E VOLTAM A GRITAR... SOCORROOOOO

Para educarmos os nossos pequenos, será necessário assumirmos uma série de ideias, penso eu, mãe de primeira viagem, talvez :

Assumir a nossa autoridade. Lá em casa o pai acha que a autoridade nada tem a ver com levantar a voz, gritar, aplicar castigos severos, mas quantas de nós não o fazemos??? É impossível não levantar a voz, não levantar a mão, etc etc, parece que eles já nascem indisciplinados, não acham?? A conversar não entendem! Melhor, não querem entender, porque se levantarmos a mão, e os segurarmos firmes, parece que aí entendem tudo. A mãe em regra passa mais tempo com a criança, logo a criança tende a abusar mais da mãe. Tenho consciência que gritar com uma criança, e já li algumas coisas sobre isso, tem o mesmo efeito que bater, pode não ser a melhor solução. Mas então qual será? 

Aprender a colocar limites. As crianças devem saber o que está bem e o que não está, o que podem fazer e o que não podem. Se esses limites forem coerentes e se mantiverem, as crianças serão capazes de assumi-los ao longo da vida e crescerão entendendo que existem limites. Se não sabem onde estão os limites, estamos a educar crianças que um dia terão pouca resistência à frustração, serão pessoas infelizes e insatisfeitas. O facto de ser permissivo não significa ser melhor, ou dar a melhor educação, na minha humilde opinião.

Educação democrática. Aprendi que com o Gustavo as coisas têm de ser negociadas, ou seja, se eu quero alguma coisa, ele só faz se receber algo em troca. Errado! Não devemos ceder às chantagens deles. É preciso dar exemplos, estabelecer uma comunicação aberta, onde não haja chantagens nem duplo sentido. Mas como evitar??? Não fazendo o que eles querem?! Não deixando levar a deles avante.

As crianças indisciplinadas são, às vezes, o reflexo de uma educação errônea, permissiva e pouco interessada. Como pais, e principais educadores, ter filhos é uma grande responsabilidade, e não devemos deixar, ou pelo menos pensar que essa educação caberá à escola. Não! A escola ensina, não foi criada para educar, a educação vem de casa, daquilo que somos e daquilo em que fomos criados. Não acham????

A conclusão que chego, é que a idade dos 2 aos 3 anos (2 anos e meio idade do Gustavo) é uma idade complicada, e não existem conversas, limites, nada de nada, porque eles não ouvem, e não têm a capacidade de perceber as regras e os limites que queremos impor.
Basicamente não obedecem, como se tapassem os ouvidos. Ignorando os nossos apelos, para se portarem bem, para não gritarem, para comerem, para arrumarem os brinquedos, para não riscarem paredes, etc etc.
Então como os vamos conseguir educar??? Talvez por um conceito básico, respeitar em primeiro lugar os outros, e se eles conseguirem respeitar a mãe, o pai, a avó, o avô, conseguirá obedecer a todas as regras impostas pelos seus educadores, sendo eles também respeitados. Por vezes também cedo às suas vontades, quando me pede para dar a mão para dormir, quando diz: "vamos passear eu porto-me bem", como ele sabe o que é portar bem, é complicado sabe-los levar, porém quando lhes convém a coisa muda de figura e fazem tudo o que queremos.

Vá-se lá compreender estas pestinhas pequeninas...

Mas esta idade.... ai ai esta idade... é difícil mesmo...

Como estão a lidar????


Beijinhos da Su 





(imagens meramente ilustrativas do google)

Sem comentários:

Enviar um comentário