quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Keep Calm Estou Obesa - Aumento de peso na Gravidez

Olá a todas as futuras mamãs!

O aumento de peso durante a gravidez é natural e, na maior parte das vezes, desejável. O facto de engordar de forma gradual e moderada é uma prova de que o seu corpo está a proporcionar ao bebé os nutrientes de que este necessita para crescer saudável.

No entanto, e embora esta não seja uma boa altura para fazer dieta, a gravidez não deve servir de pretexto para «comer por dois», e é muito importante que cuide da sua alimentação e rejeite o sedentarismo, de forma a evitar oscilações súbitas de peso e prevenir complicações.

No início da gestação, o aumento de peso concentra-se sobretudo na mãe, pelas necessidades acrescidas na produção de sangue com vista a fornecer nutrientes ao feto. Já no final da gravidez, é o bebé que ganha mais peso, adquirindo cerca de 200g por semana.

Ora bem, antes de engravidar tinha apenas 50 kg, para 1.70 m, pensam vocês: estavas anoréctica! sim estava, demasiado magra, mas sentia-me bem com o peso que tinha, não fazia restrições alimentares, comia tudo o que me apetecia, ao contrário do que possam pensar.



   






Já estava grávida nas duas fotos :)










Posso dizer a todas que aumentei durante a gravidez 26 kg, ah pois é, comia tanto, mas tanto, e o Gustavo só nasceu com 3.125kg, significa que o peso foi todo para mim, passei do XS/S ao L/XL, tive que comprar roupa para a gravidez, apesar da minha gravidez só se começar a notar aos 6 meses, porém as pernas e o rabo aumentaram muito :( :( 

 6 meses de gestação
Com 8 meses de gestação:

No final digamos que estava imensa, umas pernas pesadíssimas, super, hiper, mega INCHADAS, e com 26 kg a mais, nada servia lolll, mas felizmente, o Gustavo é uma criança muito saudável, sem registo de doenças graves, valeu a pena ter engordado tanto :) :)
 No dia do internamento...

Comam tudo o que vos apetecer mas com moderação! A próxima gravidez será bem mais controlada no peso, a idade aumentou, farei 40 anos no próximo ano, apesar de ter um bom metabolismo, tenho que ter cuidado para não chegar quase aos 30 kg. Apesar de não ter amamentado, o que ajuda e muito a perder o peso ganho na gravidez, quando saí da maternidade trazia comigo menos 14 kg, o resto o tempo ajudou, apesar de passar a usar o 36, actualmente tenho o que seria o peso ideal para mim 56kg. Espero não sair daqui, e na próxima engordar apenas 10. 

Ideias-Chave:
  1. O aumento controlado de peso é importante para promover a saúde do bebé e da mãe e evitar complicações durante a gravidez e o parto
  2. O ganho de peso ideal depende do Índice de Massa Corporal (IMC) que a mulher apresenta antes de engravidar
  3. Em média, a generalidade das grávidas devem ganhar cerca de 12 kg ao longo da gravidez
  4. A pesagem em casa deve ser feita semanalmente, na mesma balança, em jejum, sem roupa e após ter ido à casa de banho
  5. Para se manter saudável, a grávida deve realizar pelo menos cinco a seis refeições diárias, incluindo a sopa nas refeições principais e bebendo bastante água.
Beijinhos a todas


Su

Sem comentários:

Enviar um comentário